sexta-feira, 25 de março de 2011

Como controlar a raiva?

Não é fácil lidar com a mágoa e a dor que surgem quando você é maltratado. Alguns nessa
situação perdem o autodomínio.
A ira descontrolada pode levar você a fazer coisas das quais vai se arrepender mais tarde. Então como você pode controlar suas emoções quando for maltratado?
Bom, primeiro analise honestamente a situação e veja se pode resolver o assunto no seu coração. Lembre-se de que pagar de volta "dano por dano" só vai piorar as coisas. Depois de pensar bem sobre o assunto e orar a respeito, é possível que você perceba que consegue deixar de sentir ressentimento. Quando fizer isso, você reduzirá a influência que esse sentimento exerce em você.
Mas e se a mágoa não passar? Como a Bíblia diz, há "tempo para ficar quieto e tempo para falar". Será que você pode falar com a pessoa que a magoou? Se isso não for aconselhável, pode ser de ajuda, conversar sobre seus sentimentos com seus pais ou com um amigo de confiança e maduro o suficiente para ajudá-lo. Se alguém não estiver bem, faça um esforço especial para ser agradável a essa pessoa.
Haja o que houver, tente evitar guardar ressentimentos contra a pessoa que a magoou. Lembre-se do seguinte: embora não possa mudar o que aconteceu, você pode mudar a forma como está reagindo ao que aconteceu. Se você se deixar consumir pelo ressentimento, se torna tão impotente quanto um peixe num anzol. Você permite que outra pessoa controle suas opiniões e emoções. Não seria melhor que você fosse a pessoa no comando?

By: Roberta Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário